O planejamento da Contratação foi destacado no art. 18 da Lei 14.133/2021, sendo considerado como uma fase preparatória do processo licitatório.


Nesse contexto, a NLLC deu uma gigantesca ênfase ao planejamento, pois é neste momento que se define a necessidade da administração, a escolha da melhor solução, a definição do objeto, a forma de execução e de fiscalização do contrato, os eventos de risco que podem interferir no alcance dos objetivos estabelecidos, e também ao custo estimado da contratação.


Portanto, este curso trabalhará, tanto a parte teórica quanto prática os conceitos, procedimentos e técnicas na elaboração do PCA, ETP, Mapa de Riscos, Pesquisa de Preços TR/PB

CURSO TEÓRICO E PRÁTICO

PLANEJAMENTO

DA CONTRATAÇÃO

com simulação de elaboração de DFD, ETP, PESQUISA DE PREÇO, TR/PB

19 E 20

DE SETEMBRO

SEGUNDA EDIÇÃO

Motivos para escolher

1° A NLLC trouxe de maneira categórica que é responsabilidade da alta administração promover a governança e isso passa pela capacitação dos agentes. caso a alta gestão não promova essa capacitação, poderá haver implicações de responsabilidade funcional.


2° A nova Lei de Licitações é obrigatória para todos os entes portanto se capacitar é uma necessidade em um cenário de tantas transformações no cotidiano dos profissionais que trabalham com licitações.


3° Cada vez mais, os órgãos de controle têm atuado a fim de promover um ambiente de maior eficiência nos gastos públicos, o que passa pela capacitação dos servidores.


4° A capacitação promove maior segurança dos servidores, visto que, servidores capacitados compram melhor colaborando com um cenário de economia de recursos e inovação no setor público.


5° Tendo em vista que o módulo de artefatos com as simulações serão online e ao vivo, após as aulas, serão disponibilizadas as gravações para os alunos assistirem novamentes.


6° Será disponibilizado material de apoio ( apostila personalizada e atualizada)




este curso

BÔNUS

Os alunos ganharão gratuitamente vários modelos de documentos que poderão utilizar no dia a dia

Modelo de pesquisa de preço, ETP, TR, edital, minuta de ata de registro de preços, contratos, documentos de contratação direta.

Servidor Público:

Agente Público Federal, Gestor Público, pós graduado em Licitações e Contratos, pós graduado em Gestão Pública, membro da Rede Governança Brasil – RGB, trabalha com Licitações há mais de 15 anos desenvolvendo as seguintes atividades como:


Saulo David

Professor

Agente Público: Atuando em todas as fases da contratação, planejando as licitações, pregoeiro, presidente de cpl, gestor e fiscal de contratos, exercendo cargos de chefia na administração pública federal


Consultor Empresarial: Realizando todo o processo para a participação dos fornecedores nas licitações, sagrando-se vencedor em licitações cujo montante ganho gira na monta de mais de trezentos milhões de reais todas catalogadas.


Instrutor/Palestrante: Cursos de Licitações e Contratos no país, capacitando diversos pregoeiros, membros de comissões permanentes de licitações, ordenadores de despesas, gestores e fiscais de contratos administrativos e dezenas de consultores e profissionais em licitações.

+ 10000

Alunos capacitados

+ R$ 300 mi

Ganhos em processos licitatórios nas consultorias para empresas de todo o país

De experiencia teórica e prática em licitações

+ 17 anos

Ronélio Mendonça

Professor

Agente Público Federal, graduado em Gestão de Negócios, pós-graduado em Logística pela UCB. Trabalha com Licitações há mais de 13 anos, atuando como Membro de Comissão Permanente de Licitações, Presidente de Comissão Permanente de Licitações, Pregoeiro Oficia e Membro de Comissão Especial de Licitação.


Agente Público: Elaboração de pesquisa de preço, elaboração dos editais, Termo de Referência, condutor de grandes certames, formalização e gestão em atas de registros de preços, processos de aplicação de penalidades, atuando ainda nas funções de Chefe de Licitações do extinto Ministério do Trabalho e Previdência; Coordenador de Compras e Licitações do extinto Ministério da Economia. Atualmente, exerce a função de Coordenador de Compras e Licitações do Ministério do Trabalho e Emprego. Mapeamento de processos: experiência no mapeamento e manualização de processo, tendo participado da elaboração de manuais de processo de licitação e contrato no então Ministério da Economia e atual Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.


Licitações: vasto conhecimento na área de licitações públicas, sendo pregoeiro e presidente de comissão de licitação em inúmeros processos licitatórios, domínio em todas as etapas da licitação, englobando: planejamento, análise, fases recursais e execução. Instrutor: formado como instrutor pela Escola de Administração Fazendária, tendo ministrado cursos no âmbito do Ministério da Economia e Ministério do Trabalhos, capacitando servidores.

CONSIDERAÇÕES GERAIS

Período de transição e utilização facultativa. Prazo limite para adoção da Nova Lei. O que acontece com os contratos celebrados nos dois primeiros anos de vigência da Nova Lei? Considerações gerais e comparação sucinta com as Leis nºs 8.666/1993, 10.520/2020 e 12.462/2011. Âmbito de aplicação. Edição de atos normativos para regulamentação da Nova Lei. Possibilidade de os municípios utilizarem a regulamentação federal. É possível aplicar a nova lei desde já? As previsões de normatização via regulamento. O Portal Nacional de Contratação Pública

A FIGURA DO AGENTE DE CONTRATAÇÃO/PREGOEIRO

O agente de contratação/pregoeiro e equipe de contratação (Quem é e o que faz), a gestão por competência (Definição do servidor para atuar nas diferentes etapas do ciclo de Contratação, O Plano de Capacitação dos Agentes de Contratação, Responsabilidades dos agentes de contratação, Os agentes públicos e os requisitos, Observância da segregação de funções. Principais enfoques que os municípios podem ter como boas práticas ou realizar a sua implementação.

1.Plano de Contratações Anual - PCA:
  • Aspectos normativos e práticos da elaboração do PCA:
  • -  Definição e objetivo;
  • -  Abrangência;
  • -  Envolvidos na elaboração;
  • -  Etapas de implantação;
  • -  A Elaboração;
  • -  Cuidados a serem tomados pelossetores envolvidos;
  • -  A inclusão, a exclusão e o redimensionamento de itens;
  • -  Alteração do PAC durante o ano de suaelaboração e de sua execução;
  • -  Gerenciamento das necessidades
  • -  Boas práticas na condução do PCA (criaçãodecalendário, controles diversos,indicadores);
  • -  Discussão sobre novo normativo a respeito do tema.
2.O Rito de Planejamento da Contratação.
  • Documento de formalização da demanda, Equipe de planejamento;
  • Gerenciamento de riscos;
3.Estudo Técnico Preliminar.
  • Normativo - Aspectosnormativos e práticona elaboração do ETP;
  • Visão geral dos artefatos de planejamento da contratação que antecedem o ETP;
  • Objetivo da norma;
  • A obrigatoriedade em adotar o ETP;
  • Visão geral dos elementos do ETP;
  • Elementos do EstudoTécnico Preliminar:
  • Descrição da necessidade da contratação;
  • Descrição dos requisitos da contratação;
  • Levantamento de mercado;
  • Descrição da soluçãocomo um todo;
  • Estimativa das quantidades a serem contratadas;
  • Estimativa do valorda contratação;
  • Justificativa para o parcelamento ou não da solução;
  • Contratações correlatas e/ou interdependentes
  • Alinhamento entre a contratação e o planejamento estratégico;
  • Resultados pretendidos;
  • Providências de adequação do órgão ou entidade;
  • Impactos ambientais e medidas de tratamento;
  • Conclusão sobre a viabilidade e a razoabilidade; da contratação
  • Elementos obrigatórios X Elementos opcionais;
  • Melhor forma de elaborar um ETP - Metodologia sugerida;
  • Exceções à elaboração do ETP;
  • Subsídio à elaboração do TR/PB.

4. Pesquisa de Preços.
  • A estrutura da Pesquisa de Preço segundaa Lei nº 14.133/2021.
  • Os parâmetros de pesquisa de preços do Governo Federal;
  • Os procedimentos para realização da pesquisa de preços no mercado;
  • Pesquisa de mercadoX Pesquisa de Preços;
  • Preço estimado X Preço Máximo;
  • Sobrepreço e Superfaturamento;
  • Estimativa de Preços- preços excessivos,
  • inexequíveis e metodologia para apuração do valorde referência;
  • Estimativa de Preçoquando da Elaboração do ETP e do TR/PB;
  • Conhecendo ferramentas do governo para a realização da pesquisa de preço;
  • Formalização da pesquisa de preços - Passo a Passo para a elaboraçãode um relatório de pesquisa de preços:
  • Caracterização das fontesconsultadas;
  • Registro dos fornecedores que foram consultados e não enviarampropostas;
  • Mapa comparativo de preços;
  • Metodologia utilizadapara aferição e descarte de valores considerados inexequíveis e/ou excessivamente elevados;
  • Metodologia final utilizada para definição do valor estimado;
  • Cestas de Preços;
  • Justificativa de preços para inexigibilidade e dispensa de licitação;

Jurisprudência do Tribunalde Contas da União;


5. Aspectos básicos do Termo de Referência /Projeto Básico.
  • Elaboração do Termode Referência
  • -  Elementos necessários no Termo de Referência / Projeto Básico: Definição e Descrição do
  • objeto da licitação;
  • Definição do objeto,indicação de marcas,Características;
  • Especificações exclusivas;
  • Responsáveis pela especificação e elaboração;
  • Critério de avaliação, habilitação e julgamentodas propostas;
  • Critérios de aceitaçãodo objeto; Deveresdo Contratante e do Contratado;
  • Sustentabilidade e o Termo de Referência;
  • Quando utilizar Termo de Referência e quando utilizarProjeto Básico;
  • Modelos de Termosde Referência; Decisõesdo TCU.

6. Atividades Complementares
  • Elaboração de ETP; termo de referência; Estudode Caso;

O que você vai aprender

R$ 1100,00

Investimento

16 horas capacitação

Ao vivo e online com disponibilização da gravação após o curso

Aproveite!

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