Torne-se um expert em licitações eletrônicas!

Formação de Pregoeiro/Agente de Contratação


Comissão de contratação
e equipe de apoio

24 e 25

fevereiro

Motivos para escolher

As licitações eletrônicas constituem um verdadeiro desafio para os profissionais que atuam na seara de contratações públicas, dada as diversas atualizações normativas e sistêmicas;


No âmbito do governo federal foi publicada a IN 67/2021 que trata a dispensa eletrônica trouxe várias mudanças no formato de contratação;



esse curso

BÔNUS

Os alunos ganharão gratuitamente vários modelos de documentos que poderão utilizar no dia a dia

Modelo de pesquisa de preço, ETP, TR, edital, minuta de ata de registro de preços, contratos, documentos de contratação direta.

Servidor Público:

Agente Público Federal, Gestor Público, pós graduado em Licitações e Contratos, pós graduado em Gestão Pública, membro da Rede Governança Brasil – RGB, trabalha com Licitações há mais de 15 anos desenvolvendo as seguintes atividades como:


Saulo David

Professor

Agente Público: Atuando em todas as fases da contratação, planejando as licitações, pregoeiro, presidente de cpl, gestor e fiscal de contratos, exercendo cargos de chefia na administração pública federal


Consultor Empresarial: Realizando todo o processo para a participação dos fornecedores nas licitações, sagrando-se vencedor em licitações cujo montante ganho gira na monta de mais de trezentos milhões de reais todas catalogadas.


Instrutor/Palestrante: Cursos de Licitações e Contratos no país, capacitando diversos pregoeiros, membros de comissões permanentes de licitações, ordenadores de despesas, gestores e fiscais de contratos administrativos e dezenas de consultores e profissionais em licitações.

+ 10000

Alunos capacitados

+ R$ 300 mi

Ganhos em processos licitatórios nas consultorias para empresas de todo o país

De experiencia teórica e prática em licitações

+ 17 anos

CONSIDERAÇÕES GERAIS:

Publicos abrangidos que utilizarão a Lei 14.133/21. Ultratividade normativa. O queacontece com os contratos celebrados com fundamentos da Lei 8.666/93? Edição deatos normativos para regulamentação da Nova Lei. Possibilidade de os municípios utilizarem a regulamentação federal. 

ATORES DO PROCESSO E O AGENTE DE CONTRATAÇÃO/PREGOEIRO:

O agente de contratação/pregoeiro e equipe decontratação (Quem é e o que faz), a gestão por competência (Definição doservidor para atuar nas diferentes etapas do ciclo de Contratação, O Plano deCapacitação dos Agentes de Contratação, Responsabilidades dos agentes decontratação, Os agentes públicos e os requisitos, Observância da segregação defunções. Principais enfoques que os municípios podem ter como boas práticas ourealizar a sua implementação.

DAS MODALIDADES DE LICITAÇÃO E SUAS PECULIARIDADES

Pregão, Concorrência, Concurso; Leilão, Diálogo competitivo-novidade, o rito procedimental do pregão e da concorrênciae a novidade da inversão das fases.

 

A FASE INTERNA DA LICITAÇÃO:

: Aspectos do planejamento da licitação, como oagente de contratação/pregoeiro pode contribuir, artefatos do planejamento.

 

O EDITAL DE LICITAÇÃO E SUAS PECULIARIDADES

Prazos de publicidades, meios de publicidades como Portal nacional decontratações públicas ( PNCP), e Sítios eletrônicos e outros meios.

A FASE EXTERNA:

Critérios de julgamento, Apresentação daspropostas, Julgamento e a (In) Exequibilidade das Propostas, possibilidade dediligencia, Direito de Preferência das ME/EPPs, julgamento e habilitaçãojurídica, técnica, fiscal, social e trabalhista e econômico-financeira, a novafase de habilitação, encerramento da licitação e suas nuances Fase recursal ehomologação do processo.

BOAS PRÁTICAS NA CONSUÇÃO DAS CONTRATAÇÕES ELETRÔNICAS

boas práticas na análise das impugnações eesclarecimentos, comunicação eficaz na hora do certame, repercussões deatuações fora do horário de expediente, Quando realizar atuações e comunicaçõesfora do sistema (e-mail), avaliação de quando excluir ou não lances no ato docertame, liberação de itens para a etapa de lances,                

O SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS E SUAS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES:

Principais alterações sobre o sistema doregistro de preços tais como: o uso de registro de preço para obras, apossibilidade de vigência da ata por até dois anos (art. 83); c) e admitir oSRP para hipóteses de contratação direta, a intenção de registro de preço(IRP), a estipulação em edital de quantidades mínimas e alteração de preços,remanejamento dos itens da ata e demais novidades do decreto n° 11.462/23.

DA CONTRATAÇÃO DIRETA

aspectos gerais da dispensa e inexigibilidade

DO PREGÃO E CONCORRENCIA ELETRÔNICA DA INSTRUÇÃO NORMATIVA 73/2022

Paralelo entre o pregão do decreto 10.024/2019 e o pregão da IN73/2022

 

Comparativo entre o pregão do decreto 10.024/2019 e o pregão da IN73/2022

 

Objeto e âmbito de aplicação: Os critérios dejulgamentos menor preço e maior desconto utilizados na instrução normativa, osórgãos que deverão observar as regras desta instrução normativa.

 

Adoção e modalidades: A importânciado artefato do estudo técnico preliminar na definição na escolha do critério de julgamento de menor preço ou maior desconto, a utilização do pregão e a concorrência eletrônica, a similaridade entre as respectivas modalidades.

 

 

Forma de realização: O processamentodo pregão eletrônico, a ênfase dada pela nova lei de licitações às licitações eletrônicas, o uso dos portais de compras, um órgão pode utilizar dois sistemas de compras? Quem é obrigado utilizar o compras.gov ( comprasnet).

 

Do licitante: Principais novidades voltadas para o fornecedor, cautelas na participação do pregão eletrônico, formas de apresentação da proposta de preço,  cuidados na análise dos editais de pregõeseletrônicos, o uso do robô ( software de lances), dicas, orientações e cautelas no uso do robô

 

Software de lances ( robô): Jurisprudênciado TCU sobre o robô, o que precisamos saber sobre o software, o robô gratuito e o robô pago, vantagens e desvantagens no uso do robô.

 

Início da fase competitiva: Detalhamento da fase competitiva, atuações do pregoeiro durante à fase da disputa de lances, oque o fornecedor precisa saber sobre esta fase, a possibilidade de o próprio fornecedor excluir o seu lance durante esta fase, dicas e orientações naexclusão dos lances, cautelas por parte do pregoeiro durante a exclusão de algum lance.

 

Modo de disputa aberto: Passo a passo detalhado desta modelagem de disputa, interpretações dos sistemas de comprassobre a respectiva modelagem de disputa, possibilidade de reinicio da etapa de lances.

Modo de disputa aberto e fechado: Passo a passo detalhado desta modelagem de disputa, dicas estratégicas de ouro para osfornecedores nesta modelagem, interpretações dos sistemas de compras na convocação dos fornecedores quando não houver o quórum mínimo de fornecedores.

 

Modo de disputa fechado e aberto: Novidades no pregão eletrônico sobre a respectiva modelagem, o uso no pregão presencial damodelagem, nuances na convocação dos fornecedores quando não houver o quórum mínimo de fornecedores, possibilidade de reinicio da etapa de lances.

Desconexão do sistema na etapa de lances: Cautelas, dicase orientações.

 

Critérios de desempate: Novidades nocritério de desempate, comparativos com o pregão do decreto 10.024/2019.

 

Parâmetros para exequibilidade das propostas: Principais jurisprudências do TCU sobre o assunto de inexequibilidade das propostas,indícios de exequibilidade quando da contratação de obras, bens e serviçosgerais, orientações e boas práticas nesta fase na fase de diligencia.

 

Fase de habilitação: Formas deapresentação dos documentos de habilitação, possibilidade de substituição pelo sicaf e/ou outros sistemas próprios, celeuma sobre a possibilidade ou não doenvio de documentos posteriores, entendimento do TCU x AGU, dicas e estratégiaspara os fornecedores na fase de habilitação, ferramentas que potencializarão afase como o uso de check list.

 

Da intenção de recorrer e a fase recursal: A novidade da estipulação do prazo de intenção do recurso, o fim, em partes, da celeuma dospressupostos de admissibilidade conforme acórdão 2488/2020 do TCU no ato daintenção do recurso, momento da apresentação das razões do recurso no pregão na fase invertida ou não, dicas e cautelas.

 

Adjudicação objeto e homologação: Novidades detais institutos no pregão.

O que você vai aprender

R$ 1200,00

Investimento

Pix, cartão de crédito ou nota de empenho

Aproveite!

Não perca a oportunidade de dominar a nova lei e as licitações eletrônicas, faça a sua inscrição agora mesmo!

Registro de eventos

Quer saber mais?

Fale conosco agora pelo nosso Whatsapp!

Acompanhe-nos pelo Instagram

Copyright © 2023 - Todos os direitos reservados.